Monsenhor Darci Nicioli celebra Missa no Santuário

Monsenhor Darci José Nicioli celebrou, no domingo, dia 13 de janeiro, às 9h, a Santa Missa no Santuário Frei Galvão. A celebração contou com a presença do Reitor do Santuário, Pe. Roberto Lourenço da Silva.

“O Santuário Frei Galvão é um ponto de referência na nossa Arquidiocese e que já começa a atrair tantos romeiros, graças a Deus. Já que tivemos a graça de Frei Galvão ter nascido nesta terra abençoada, onde também foi encontrada Nossa Senhora Aparecida e onde passaram Madre Paulina e Iscrivale Balenguer, a nossa vinda aqui é para se santificar e ser instrumento de santificação também para esse povo”, destacou Monsenhor Darci.

No dia 14 de novembro do ano passado, o Papa Bento XVI nomeou Monsenhor Darci, Missionário Redentorista da CSsR, Congregação do Santíssimo Redentor, como Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Aparecida. Ele era, até então, vigário-provincial da Província Redentorista de São Paulo e Superior Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

A nomeação atende ao pedido do Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, para satisfazer melhor as necessidades pastorais da Arquidiocese. “Ser Bispo é decorrência de tudo aquilo que fui assumindo ao longo da minha vida. O episcopado é a plenitude do sacerdócio. O grande desafio é ser digno desta vocação que Deus nos chamou, por meio de uma vida santa e dedicada ao povo de Deus”, declarou Monsenhor Darci.

“Para nós, é motivo de muita satisfação receber Monsenhor Darci Nicioli como nosso Bispo Auxiliar. Estamos em oração, agradecendo a Deus por essa nova jornada em prol da nossa Arquidiocese”, declarou o Reitor do Santuário Frei Galvão, Pe. Roberto Lourenço da Silva.

Biografia

Monsenhor Darci José Nicioli nasceu no dia 01/05/1959. É natural de Jacutinga, MG. Foi ordenado sacerdote no dia 08/03/1986, na Igreja-matriz de Santo Antonio, em Jacutinga, MG. É mestrado em Teologia pelo Pontifício Ateneo Santo Anselmo, em Roma. Desempenhou diversos cargos, entre os quais, destacam-se: Superior da Casa Geral dos Missionários Redentoristas em Roma (2005-2008); Administrador-ecônomo do Santuário Nacional (1997-2005); Superior da Comunidade Religiosa de Campinas (1995-1996); Professor de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990); Professor de Teologia do Instituto Teológico de São Paulo - Itesp (1989); Reitor do Instituto Filosófico Redentorista de Campinas (1988-1996).

Mensagem do Cardeal de Aparecida:

Atendendo ao nosso pedido, para satisfazer melhor as necessidades pastorais da Arquidiocese, o Santo Padre Bento XVI concedeu-nos, benignamente, um Bispo-auxiliar na pessoa do Revmo. Pe. Darci José Nicioli, CSsR, atual Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Como colaborador do Bispo Diocesano, o Bispo Auxiliar exerce o múnus episcopal como serviço a toda a Diocese. É um irmão que colabora e caminha lado a lado com o Bispo Diocesano na missão de pastor, de servidor, a exemplo de Jesus, o Bom Pastor, que veio para servir e não para ser servido.

São mãos que se unem para a promoção do bem do Povo de Deus e da Igreja de Cristo. O Bispo-Auxiliar é chamado a participar da solicitude do Bispo Diocesano e a desempenhar seu múnus em harmonia com ele em trabalho e espírito. Ele presta um serviço à Igreja presente no território da Diocese, ao colocar-se ao lado do Bispo Diocesano, e ao trabalhar com ele em unidade, respeito e total comunhão. Cabe a ele exercer seu episcopado abraçando com amor e dedicação a caminhada e a vida da Igreja local. Como todo ofício e múnus exercido na Igreja de Cristo, o Bispo-Auxiliar como sucessor dos Apóstolos, participa da missão salvífica confiada à Igreja pelo próprio Salvador.

Agradecemos, de coração, ao Sumo Pontífice pela acolhida ao nosso pedido. Ao padre Darci José Nicioli, que já exerceu a função de ecônomo do Santuário Nacional e hoje é seu Reitor, nossos cumprimentos pela sua disponibilidade a serviço do Reino e as nossas mais fraternas boas-vindas ao colégio episcopal, à CNBB, e à Arquidiocese de Aparecida, como Bispo-Auxiliar. O Espírito Santo o ilumine e o fortaleça no seu ministério episcopal e a Virgem da Conceição Aparecida, sob cujo manto inicia sua nova missão, o proteja sempre.

Aparecida, 14 de novembro de 2012.

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis

Arcebispo de Aparecida, SP