Nota de Esclarecimento sobre Imagem de Frei Galvão

Nesta sexta-feira (20/09), o Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis e o Bispo Auxiliar, Dom Darci José Nicioli, publicaram uma nota oficial sobre a Imagem de Santo Antônio de Sant` Anna Galvão.

Queridos irmãos e irmãs da Arquidiocese de Aparecida,

Em 1999, a Paróquia Santo Antônio, de Guaratinguetá, fez a encomenda de uma grande imagem de Frei Galvão: uma iniciativa que foi custeada pela Paróquia com recursos dos fiéis e da Irmandade de Frei Galvão. A grande estátua já passou por três locais da cidade de Guaratinguetá, mas nenhum deles ofereceu condições seguras de acesso para os devotos. Ultimamente, no trevo da Rodovia Presidente Dutra, as dificuldades se agravaram, por conta do trânsito intenso, a falta de espaço para a parada dos veículos e o grande risco para os pedestres.

Com a visita do Papa Francisco ao Santuário Nacional, pedi a ele que abençoasse esta imagem. Como não seria possível levar o Papa ao trevo, resolvemos levar a estátua para o Seminário Bom Jesus. A transferência foi autorizada pela Prefeitura, por meio de um decreto que concedeu também a permissão para que a imagem permanecesse no Seminário até a sua transferência definitiva para o Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão, em Guaratinguetá, no Jardim do Vale.

O transporte da imagem foi pago pela Arquidiocese de Aparecida. No dia 24 de julho, o Papa Francisco abençoou a imagem. Agora, aguardamos a construção do espaço provisório onde a imagem será colocada, até a construção de um horto, onde será instalada definitivamente. Temos a convicção de que o Santuário Arquidiocesano é o local ideal, pois oferece as condições seguras de acesso a todos os romeiros que desejam venerar a imagem.

Todos os fiéis compreenderão a importância desta iniciativa, que tem como objetivo homenagear o filho mais ilustre de nossa Arquidiocese e o primeiro santo brasileiro, e acolher bem àqueles que veem em Frei Galvão um modelo de fidelidade no seguimento de Jesus.

Deus abençoe a todos, por intercessão de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, apóstolo da caridade e da paz.

Aparecida (SP), 20 de setembro de 2013.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis

Arcebispo de Aparecida