Festa de São Frei Galvão em Guaratinguetá - 2013

Canonizado há seis anos pelo Papa Bento XVI, São Frei Galvão atrai cada vez mais católicos para sua cidade natal, Guaratinguetá, no interior de São Paulo. No dia 25 de outubro, o Santuário Arquidiocesano foi tomado por fiéis que participaram da Missa Solene em homenagem ao primeiro santo brasileiro.

A celebração de duas horas foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Darci José, e pelo reitor, padre Roberto Lourenço. Autoridades eclesiais e políticas também estiveram presentes.

Em sua homilia, Dom Damasceno destacou as qualidades que o tornaram santo: “Humilde, manso, homem de caridade e paz. Deus fez nele maravilhas, de tal modo que, ao terminar sua vida terrena, foi apresentado como modelo de caridade no segmento de Jesus Cristo, e todos são convidados a segui-lo neste exemplo. Muitas vezes, ele tirava um objeto de sua própria casa, sua família, para atender um pobre necessitado que batesse à porta de sua casa. Como franciscano, certamente viveu essa espiritualidade de São Francisco. É um modelo de santidade”, disse o Cardeal.

Durante a celebração, diversas homenagens foram dedicadas ao santo, que, além de padroeiro da construção civil, é também patrono da Juventude e das Forças Armadas. Oficiais levaram ao altar as relíquias do santo: a cruz com a qual rezou em vida e parte do osso femoral do santo.

Por Tatiana Bettoni (Portal A12)

Links:

- Veja aqui, todas as fotos da novena e da festa de Frei Galvão! (Evandro Luiz e Madalena J. Prado)

- Faça seu pedido de oração.

- Acenda uma vela virtual (Coloque suas intenções).

- Contribua com as obras do Santuário Frei Galvão.

- Conheça a história e a vida de São Frei Galvão

- Ouça a Rádio Frei Galvão (24h no ar) - A Igreja presente em seu lar!

- Veja matéria na TV Vanguarda

- Jornal Hoje da Rede Globo