Filho mais velho do casal Donizete Soares e Maria Aparecida Silva Soares, Frei Thiago nasceu no dia 10 de dezembro de 1985, na cidade de Vinhedo, localizada no interior do estado de São Paulo. Aprendeu da mãe as primeiras lições da fé católica, e junto da sua comunidade de origem, hoje Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na cidade de Valinhos/SP, exerceu alguns trabalhos pastorais, de modo que, atuou de forma expressiva no ministério de canto por 11 anos.
Durante a sua formação na fé católica, contou muito com os exemplos dos pais e do avô materno, José Apolinário da Silva, que durante os seus 105 anos de vida, demonstrou profundo amor ao Evangelho e para com a vida dos santos, sobretudo, a fortíssima devoção a São José e Nossa Senhora.
À luz de uma sólida base cristã, sonhava em constituir família e seguir carreira na educação. Contudo, com a conclusão da faculdade de pedagogia, sentiu o desejo de realizar uma experiência mais radical, portanto, exclusiva em favor da causa do Reino de Deus.
No ano de 2012, realizou a fase do acompanhamento vocacional na fraternidade franciscana São Francisco de Assis, em Bragança Paulista/SP. Nesta feliz ocasião, conheceu frei Carlos Pierezan, que foi o seu animador vocacional. Foi junto deste frade franciscano que Frei Thiago aprendeu as primeiras lições sobre a vida de São Francisco de Assis.
No ano de 2013, iniciou a sua formação na vida religiosa franciscana. Nesta fase da sua nova caminhada, morou nas cidades de Curitiba/PR, Lages/SC e Agudos/SP. Em 2014, realizou a etapa do postulantado, na cidade de Guaratinguetá/SP, e no ano seguinte (2015) foi para a cidade de Rodeio/SC, onde recebeu o hábito franciscano na etapa do noviciado.
Realizou a sua formação acadêmica (filosofia/teologia) entre os anos de 2016-2021, respectivamente nas cidades de Campo Largo/PR e Petrópolis/RJ. Recebeu no ano de 2019 a graça de morar em Angola, na província de Malanje, onde trabalhou no Seminário Monte Alverne.
Tendo professado solenemente na Ordem dos Frades Menores, no dia 13 de novembro de 2021, e concluído a etapa da formação inicial, Frei Thiago, no ano de 2022, trabalhou no Seminário São Francisco de Assis como vice orientador. Nos dois anos seguintes (2023 e 2024) foi transferido para a paróquia Santa Clara de Assis, em Duque de Caxias/RJ.
Após o congresso capitular, realizado no final do ano de 2024, recebeu transferência para o Santuário Frei Galvão, localizado na cidade de Guaratinguetá/SP.
Para todos, Frei Thiago costuma dizer que, a vida religiosa franciscana, figura a imitação radical da vida pública de Jesus Cristo, pobre, humilde e crucificado. Logo, enquanto irmão franciscano, procura realizar a vontade de Deus por meio da observância do Santo Evangelho à luz do exemplo deixado por São Francisco de Assis.