As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
Os Frades

Você conhece os frades franciscanos que estão atualmente no Santuário Frei Galvão?

O Santuário de Frei Galvão conta com a presença evangelizadora dos consagrados da Ordem dos Frades Menores (OFM). Conhecidos como franciscanos. Esta comunidade franciscana é chamada a viver em fraternidade e minoridade. Ou seja, viver e agir como irmãos, no lugar e atitude de menores. Atualmete são eles: Diego Atalino de Melo, guardião e reitor do Santuário. Frei Roberto Ishara, Frei Leandro Costa Santos, Frei Valdir Laurentino e Frei Thiago da Silva Soares. Cada irmão é um dom e traz consigo a grandeza e as condições para construção do Reino de Deus.

Vamos conhecer cada um deles? Clique abaixo e saiba um pouco da história destes irmãos menores. 
  • Frei Roberto Ishara, OFM
  • Frei Diego Atalino de Melo, OFM (Reitor)
  • Frei Leandro Costa Santos, OFM
  • Frei Valdir Laurentino, OFM
  • Frei Thiago da Silva Soares, OFM
Frei Roberto Ishara, OFM
Frei Roberto Ishara é natural de São Paulo, de família católica. Sua vocação Franciscana despertou lá na sua infância, nos momentos em que ele acompanhava seus pais nas Santas Missas. O pequeno Roberto ficava admirado com a figura do Sacerdote servindo o Altar. Seu acompanhamento vocacional teve início no ano de 2001. No ano seguinte ingressou no Aspirantado (seminário dos frades franciscanos), na cidade de Ituporanga-SC. Nessa época Roberto tinha 32 anos. 
Depois vieram as etapas seguintes. Postulantado em Guaratinguetá-SP. Noviciado em Rodeio - SC. A faculdade de Filosofia em Curitiba-PR. E por fim a última etapa formativa foi a faculdade de Teologia, na cidade de Petrópolis-RJ. 
A ordenação de Frei Roberto se deu no ano de 2012 em São Paulo, sua cidade natal. E foi na capital que ele serviu nos primeiros 4 anos de seu ministério. Passados os quatro anos, sua nova empreitada foi a Missão em Angola, na África. Lá colaborou na formação dos seminaristas e na evangelização da Igreja de Angola. 
Em 2018, regressou para o Brasil. Sua obediência foi servir a comunidade Paroquial na Rocinha até o ano de 2021. E foi finalmente no ano de 2021 que ele chegou ao Santuário Frei Galvão.
Frei Diego Atalino de Melo, OFM (Reitor)
Frei Diego Atalino de Melo, nasceu em 1983, na cidade de Lages – SC. Têm uma irmã mais nova. Sua irmã do meio faleceu em 2023 e seu pai no ano de 2015. Nascido e educado numa família católica, seus pais sempre ensinaram o valor da fé, embora nunca imaginassem que seu filho se tornaria um religioso. 
Desde jovem gostou de participar da vida da igreja e por volta dos 15 anos nasceu o desejo de ser padre. Procurou os Freis Franciscanos de sua cidade, com quem fez 3 anos de acompanhamento vocacional (tempo de discernimento de sua escolha). Passado o período de discernimento, em 2002 ingressou no Seminário de Ituporanga – SC, sendo que em 2004 tornou-se Frei. 
No ano de 2012, após ter concluído toda a etapa da formação inicial e os estudos de filosofia e teologia, foi ordenado presbítero. Trabalhou durante 10 anos no Serviço de Animação Vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. 

“Foi um tempo muito intenso, de contato com muitos jovens, vocacionados, famílias. Nesse serviço, tive o privilégio de poder conhecer distintas realidades geográficas, sociais, religiosas e humanas. O contato com tantas e tão diversas pessoas foi construindo dentro de mim um grande mosaico que ajudou a formar quem eu sou hoje. Nesses primeiros anos de sacerdócio pude oferecer o vigor e a alegria da minha juventude à serviço da missão pelo Reino de Deus”, testemunha Frei Diego. 

Frei Leandro Costa Santos, OFM
Frei Leandro Costa Santos, tem 33 anos de idade. Nasceu na cidade de São Paulo. Seu pai e mãe biológicos trazem o nome do seu pai fundador: Francisco e Francisca. Nome que faz profundo sentido para a vida do franciscano Frei Leandro. 
Os 6 filhos receberam dos pais a fé católica. Aos poucos foram crescendo e cada qual no seu tempo e a seu modo, concretizaram suas vidas por uma escolha. Frei Leandro foi o que respondeu mais cedo. Um chamado muito simples da parte de Deus ao coração jovem candidato à Ordem dos Frades Menores. Frei Leandro compara o seu chamado com a passagem do Livro dos Reis, quando Elias faz a experiência com Deus no sinal mais sutil: “Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa” (1Rs 19,12).
No ano de 2007, aos 14 anos entrou para o Seminário Franciscano, na cidade de Agudos. Lá concluiu o Ensino Médio e depois deu continuidade às etapas formativas. Em 2009 fez seu noviciado. 2010 os primeiros votos. Cursou as duas faculdades, filosofia e teologia. Morou os anos de 2017 e 2018 na cidade de Vila Velha - ES. No segundo de sua permanência na Arquidiocese de Vitória, lá foi ordenado diácono.
Em 2019 foi transferido para a cidade de São Paulo. Na Diocese de Santo Amaro, sua região de origem, foi ordenado presbítero por Dom Fernando Figueiredo, OFM. O lema que daria direção ao ministério foi tirado de João: “Apascenta minhas ovelhas” (21, 17).
Seu primeiro ano de vida sacerdotal foi marcado pela vivência como vigário no Convento São Francisco, centro da capital. Mas a experiência mais marcante na vida deste recém ordenado, se deu no período da Pandemia. Quando Frei Leandro, acompanhado de Frei Diego (atual reitor do Santuário), atuou por quase um ano no atendimento às pessoas em situação de rua. Fato que segundo ele marcou sua alma profundamente.
Antes de ser transferido para o Santuário Frei Galvão assumiu o Serviço Vocacional. Ficou praticamente um ano nessa missão. Chegou ao Santuário no ano de 2021, junto dos frades Diego e Roberto. A ele, foi confiada a tarefa de conduzir o setor de Comunicação do Santuário. Trabalho que ele exerce na alegria  e na disposição de crescer e conhecer mais e mais. 
Frei Valdir Laurentino, OFM
Frei Valdir diz que contar a história da própria vida é um pouco difícil. Tem até vontade de rir, porque quando um frade morre, no mesmo dia, o secretário da Província Franciscana coloca a notícia com todo o seu histórico - etapa por etapa. Pensando nisso, ele disse que sente-se quase como o Brás Cubas relatando as memórias póstumas, mas com uma diferença: lá era um defunto contado a história da vida, aqui é um vivente contando a sua história com se já tivesse morrido. 

Ele nasceu em 1954, em Major Gercino – SC, mas o lugar de crescimento e referência da família é Vidal Ramos – SC. É de uma família muito religiosa. Seus pais tiveram 13 filhos – 5 homens e 8 mulheres, duas faleceram pequeninas. Ele é o penúltimo da família. 

Seu interesse pela vida religiosa começou bem cedo, mas, por receio, ficou pensando e protelando a decisão até os 25 anos. Iniciou como aspirante, no ano de 1980, em Lages - SC. Fez o noviciado em 1982, em Rodeio – SC e prosseguiu os estudos de filosofia e teologia, sendo ordenado sacerdote em 1990. Neste ano de 2025, ele está completando 43 anos de vida religiosa de 35 de ordenação sacerdotal. Destes 35 anos de missão, 31 foram em seminário. Fez 1 ano de experiência paroquial e 2 anos de missão na bacia amazônica – especificamente, em Roraima. Neste ano de 2025, veio para o Santuário Frei Galvão. Ele diz que esta experiência no Santuário está sendo maravilhosa, principalmente por sentir-se ajudado pela fé e devoção do povo de Deus. 
Frei Thiago da Silva Soares, OFM
Filho mais velho do casal Donizete Soares e Maria Aparecida Silva Soares, Frei Thiago nasceu no dia 10 de dezembro de 1985, na cidade de Vinhedo, localizada no interior do estado de São Paulo. Aprendeu da mãe as primeiras lições da fé católica, e junto da sua comunidade de origem, hoje Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na cidade de Valinhos/SP, exerceu alguns trabalhos pastorais, de modo que, atuou de forma expressiva no ministério de canto por 11 anos.

Durante a sua formação na fé católica, contou muito com os exemplos dos pais e do avô materno, José Apolinário da Silva, que durante os seus 105 anos de vida, demonstrou profundo amor ao Evangelho e para com a vida dos santos, sobretudo, a fortíssima devoção a São José e Nossa Senhora.

À luz de uma sólida base cristã, sonhava em constituir família e seguir carreira na educação. Contudo, com a conclusão da faculdade de pedagogia, sentiu o desejo de realizar uma experiência mais radical, portanto, exclusiva em favor da causa do Reino de Deus.

No ano de 2012, realizou a fase do acompanhamento vocacional na fraternidade franciscana São Francisco de Assis, em Bragança Paulista/SP. Nesta feliz ocasião, conheceu frei Carlos Pierezan, que foi o seu animador vocacional. Foi junto deste frade franciscano que Frei Thiago aprendeu as primeiras lições sobre a vida de São Francisco de Assis.
No ano de 2013, iniciou a sua formação na vida religiosa franciscana. Nesta fase da sua nova caminhada, morou nas cidades de Curitiba/PR, Lages/SC e Agudos/SP. Em 2014, realizou a etapa do postulantado, na cidade de Guaratinguetá/SP, e no ano seguinte (2015) foi para a cidade de Rodeio/SC, onde recebeu o hábito franciscano na etapa do noviciado.

Realizou a sua formação acadêmica (filosofia/teologia) entre os anos de 2016-2021, respectivamente nas cidades de Campo Largo/PR e Petrópolis/RJ. Recebeu no ano de 2019 a graça de morar em Angola, na província de Malanje, onde trabalhou no Seminário Monte Alverne.

Tendo professado solenemente na Ordem dos Frades Menores, no dia 13 de novembro de 2021, e concluído a etapa da formação inicial, Frei Thiago, no ano de 2022, trabalhou no Seminário São Francisco de Assis como vice orientador. Nos dois anos seguintes (2023 e 2024) foi transferido para a paróquia Santa Clara de Assis, em Duque de Caxias/RJ.
Após o congresso capitular, realizado no final do ano de 2024, recebeu transferência para o Santuário Frei Galvão, localizado na cidade de Guaratinguetá/SP.

Para todos, Frei Thiago costuma dizer que, a vida religiosa franciscana, figura a imitação radical da vida pública de Jesus Cristo, pobre, humilde e crucificado. Logo, enquanto irmão franciscano, procura realizar a vontade de Deus por meio da observância do Santo Evangelho à luz do exemplo deixado por São Francisco de Assis.
 
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128

Notice: Undefined index: in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128