X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
Província

Desde o ano de 2021, o Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant`Anna Galvão (Diocese de Aparecida - SP), está sob os cuidados dos frades menores. Ordem fundada por São Francisco de Assis e que tem mais de 800 anos de existência na vida da Igreja. A presença franciscana se dá desde o período do descobrimento do Brasil. A primeira missa celebrada em Terras de Santa Cruz se deu em 1500.
A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (instituição), foi criada em 1675 e foi ela quem acolheu e formou Frei Galvão a partir do ano de 1758. Hoje, o Santuário Frei Galvão conta com a presença destes religiosos na administração pastoral do Santuário do Primeiro Santo Brasileiro.

A CHEGADA, O DECLÍNIO, E O REFLORESCIMENTO 

No dia 15 de julho de 1675, o Papa Clemente X, mediante a Bula Pastoralis Officii, erigiu oficialmente a Província da Imaculada Conceição do Brasil, desmembrada da Província de Santo Antônio do Brasil (erigida como Província no dia 24 de agosto de 1657). Com o Decreto de Marquês de Pombal (1764), a Província entrou em grande declínio. Houve a proibição de receber novos membros na Ordem dos Frades Menores. Este decreto, contudo, foi revogado em 1777. Porém o auge da crise começou com o decreto de 18 de maio de 1855 que proibiu a recepção de noviços para todas as ordens religiosas no Brasil. Passados os anos, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, foi restaurada a partir de 1891, por frades provenientes da Alemanha. A nossa Província, a antiga fundada pelos portugueses (1675-1891) e a atual (de 1981 aos dias de hoje), teve características próprias em cada época.

A PROVÍNCIA
A Província Franciscana da Imaculada Conceição está presente no Brasil e em Angola. No Brasil, temos fraternidades nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, agrupadas em Regionais. Em Angola, temos fraternidades nas cidades de Luanda, Viana, Malange e Quibala, que constituem a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola – FIMDA.
Em âmbito provincial, a animação e coordenação de nossa vida e missão são feitas pelo Capítulo Provincial, pelo Ministro Provincial com seu Definitório, pelo Secretariado para a Evangelização e pelo Secretariado para a Formação e os Estudos.
Esta tarefa de governo conta com uma Secretaria, os Serviços de Comunicação e Arquivo, o Economato e uma Assessoria Jurídica.

NOSSA VOCAÇÃO E MISSÃO
Somos chamados por Deus a viver o Evangelho de Jesus Cristo, segundo a forma revelada por Deus a São Francisco e enviados a evangelizar pela vida, obras e palavras, como irmãos e menores..

ONDE ESTAMOS?
Nossa presença religiosa encontra-se geograficamente no eixo Sul-Sudeste do Brasil (Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo) e nossas Fraternidades estão, em boa parte, localizadas em centros urbanos, contexto principal na localização de nossas casas. Atendemos a um número expressivo de comunidades rurais, sobretudo no Sul do país, as quais atravessam grave crise, provocada, sobretudo, pelo processo de globalização da economia e pela urbanização. Esses dados criam, compromissos de evangelização bastante caracterizados.
Atualmente somos 46 fraternidades: 42 no Brasil e 4 em Angola – África, onde temos uma missão. Toda a nossa ação evangelizadora está organizada em 5 grandes Frentes de Evangelização, a saber: Solidariedade com os empobrecidos: Comunicação; Educação; Missão; Paróquias e Santuários. 

NOSSA VIDA E AÇÃO
Alguns valores que devem perpassar toda a nossa vida e ação:

1. Espírito de oração e devoção
Cultivar, na contemplação do mistério de Deus e de sua ação na história, o projeto de vida e missão nascido de uma experiência de fé em fraternidade.

2. Fraternidade e Minoridade
Viver e agir em fraternidade, no lugar e na atitude de menores.

3. Penitência, pobreza e espírito missionário
Viver como penitentes, sem se apropriar de nada, como discípulos de Jesus Cristo, dispostos a se desinstalar e a cruzar fronteiras para ir às periferias geográficas e existenciais.
 
4. Justiça, Paz e Integridade da Criação
Ser uma fraternidade solidária com os pobres e excluídos, e comprometida com os valores da reconciliação, justiça, paz e integridade da Criação.

5. Comunhão com a Igreja
Viver nossa vocação e missão na e com a Igreja, Povo de Deus, em espírito de obediência e reverência aos seus pastores.

6. Comunhão com a Ordem e a Família Franciscana
Viver em comunhão com todos os irmãos e irmãs, dados pelo Senhor, nesta família carismática.

7. Comunhão com os leigos
Assumir o serviço evangelizador de forma partilhada com os leigos e leigas, numa Igreja toda ela portadora do dom do Evangelho.

8. Diálogo ecumênico, inter-religioso e intercultural
Andar pelo mundo como servos e súditos de todos, pacíficos e humildes, com olhar positivo e acolhedor, dispostos a conviver, dialogar e colaborar para o bem, com as diferentes Igrejas, religiões, culturas e pessoas de boa vontade.

SECRETARIADOS
São órgãos de assessoria do Ministro Provincial e seu Definitório para animar, articular e coordenador a vida e a ação dos irmãos nos diferentes campos da evangelização.
A Província está presente em cinco Frentes de Evangelização: 1. Paróquias, Santuários e Centros de Acolhimento; 2. Educação; 3. Comunicação; 4. Solidariedade para com os Empobrecidos; 5. Missões.
Secretariado para a Formação e os Estudos. A Formação dos Frades se articula em três etapas: Formação Permanente; Animação Vocacional; Formação e Estudos. 





 
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128

Notice: Undefined index: in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128