Imagem de São Frei Galvão

Em 1999, a Paróquia Santo Antônio, em Guaratinguetá, fez a encomenda de uma grande imagem de Frei Galvão: uma iniciativa que foi custeada pela paróquia com recursos dos fiéis e da Irmandade de Frei Galvão.

A grande estátua passou por três locais da cidade de Guaratinguetá, mas nenhum deles ofereceu condições seguras de acesso para os devotos. O último local foi o trevo de acesso à Rodovia Presidente Dutra.

Com a visita do Papa Francisco ao Santuário Nacional em 2013, o então arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, pediu para que Sua Santidade abençoasse a imagem.

Como não seria possível levar o Papa ao trevo, decidiu-se por levar a estátua para o Seminário Bom Jesus, em Aparecida. A transferência foi autorizada pela Prefeitura, por meio de um decreto que concedeu também a permissão para que a imagem permanecesse no Seminário até a sua transferência definitiva para o Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão, em Guaratinguetá, no Jardim do Vale.

No dia 24 de julho de 2013, o Papa Francisco abençoou a imagem. E o transporte para  o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá, foi feito através de uma carreata no dia 25 de outubro do mesmo ano.

O projeto de ampliação do Santuário prevê a construção do “Belvedere de Frei Galvão” (mirante), sobre o qual será colocada a imagem do Santo. A estrutura terá 28m de altura, com capacidade para receber 70 pessoas, que terão acesso ao monumento por elevador ou por escadas.