Santuário Frei Galvão

Rádio Frei Galvão

Quaresma: É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.

No livro do Gênesis, no capítulo 1 versículo 27, encontramos o ponto alto da criação que é o sexto dia, quando é assim criada a humanidade: “E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher.” Vemos que todo gesto criador de Deus está totalmente direcionado para a humanidade e que Ele em seu amor, gravou no homem, como dons, as perfeições mais brilhantes da Sua natureza divina: entendimento, vontade e a liberdade. Deus tem a cada um de nós um projeto de vida maravilhosa de realização e felicidade no qual somos chamados a assumir e realiza-lo de forma livre, consciente e Feliz.  Nascemos para dar certo e ser feliz tenha certeza disso! Porém, quando fazemos mal uso da nossa liberdade, guiamos mal a nossa vontade e não agimos com sabedoria, pouco a pouco começamos a manchar ,a desfigurar essa semelhança de Deus e todo aquele plano de amor e felicidade de Deus, nós a desprezamos. Caímos no vazio, na busca de prazeres instantâneos, a ponto de perdemos os valores e  as riquezas espirituais e afetivos como nossa família, matrimonio e  acabamos nos encontrando como o filho mais novo da parábola do filho ´pródigo, onde o porco era mais importante que ele e de modo que nem a lavagem ele podia comer. (Lc 15, 16). O que traz o filho pródigo de volta a o pai é a fome, fome essa que podemos estar sentindo hoje, fome de Deus, fome de paz, fome de amor, fome da minha família, fome do amor dos meus filhos, fome de sentido na vida.

Por isso, meu irmão minha irmã, larga tudo e volta correndo para a casa do Pai, volta para Deus, esteja da forma que você estiver, volta! Quaresma é tempo de conversão sincera, de cura e libertação! Volta para o projeto que Deus tem pra você, volta para os teus, porque a caminhada que está fazendo hoje talvez não esteja lhe fazendo feliz, sem medo volta! Cure e se liberte chore e recomece no abraço do Pai, no sacramento da confissão e tome de volta aquilo que sempre foi teu, mas que por algum motivo você  os dispensou: o amor e a presença de Deus em sua vida. Três atitudes vão nos ajudar nessa volta: a oração, que é uma conversa sincera, amorosa e reconciliadora com Deus, mas venha pronto e de coração aberto para escuta-lo, porque quem ama também corrige com amor. O jejum porque colocastes tantos penduricalhos em tua vida vazia que esquecestes daquilo que é o essencial para viver e que agora está na hora de tirar esse peso desnecessário. E a solidariedade, porque sozinho a gente não vai muito longe, não cresce e não se é feliz pois, que me falta, o outro me ajuda e vice versa. Volta, porque “É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.” ( 2º.Cor 6,2)

Dia 8 de março é o dia Internacional da mulher! O nosso carinho e a nossa gratidão a todas as mulheres que são o esteio de nossa casa e de nossa vida. São mães, esposas, filhas, irmãs, enfim mulheres que mostram para nós a força imensa da delicadeza que transforma e tem a força de restaurar um cristal quebrado sem deixar marcas. Aprendamos com elas a cultivar a delicadeza, a sensibilidade e a ternura, porque nem sempre a força física e a racionalidade fria e calculista do homem em certos momentos resolvem.  

Que Santo Antônio de Sant’Anna Galvão nos ajude a viver um frutuoso tempo quaresmal e abençoe todas as mulheres. Frei Galvão, rogai por nós! 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Pe. José Carlos de Melo.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              Reitor do Santuário