Santuário Frei Galvão

Rádio Frei Galvão

Festa de Corpus Christi

Nesse mês celebramos o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo.  No dia 11 de junho, depois da oitava de Pentecostes, a Igreja celebra Corpus Christi. Em breve histórico, a Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. Aconteceu que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, ocorreu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”. O objetivo desta grande festa é celebrar e reconhecer o valor e a importância do sacramento da Eucaristia em nossa vida, bem como, salientar a presença real de Jesus no pão e no vinho consagrados na Santa Missa.

A Eucaristia é o alimento que fortalece nossa caminhada em nossa missão, promove a unidade da comunidade, além de ser um forte chamado a partilha e a solidariedade. Quem comunga o corpo e o sangue de Jesus, está disposto a viver e anunciar o Reino de Deus. É inconcebível entrar na fila de comunhão em nossas missas e não fazer nada diante do irmão que passa fome, e são tantas as fomes que o ser humano passa! E você, por que recebe a Eucaristia?

Tríduo –O Santuário celebra de 08 a 10 de junho o Tríduo em preparação a festa, na missa das 15h. A missa de Corpus Christi será no dia 11 de junho, às 15h, transmitida pela Rede de Comunicação Frei Galvão - Rádio web, TV Web - canal do Youtube -  redes sociais)  

Tríduo em Preparação a Festa de Corpus Christis

Tema: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente”.

(João 6,51)

1º. Dia (08/06) segunda-feira

 Tema: “A Eucaristia como alimento para a Caridade”.

2º. Dia (09/06) terça-feira

 Tema: “A Eucaristia como alimento para a Unidade”.

3º. Dia (10/06) quarta-feira

 Tema: “A Eucaristia como alimento para a Missão”.

Dia de Corpus Christis (11/06)

Tema: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente”.