Santuário Frei Galvão

Franciscanos assumem o Santuário Frei Galvão

No domingo, dia 11 de abril, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil assumiu a administração do Santuário Arquidiocesano de São Frei Galvão, em Guaratinguetá. O convênio entre a província e a arquidiocese terá a duração de 30 anos.

Para marcar a data da posse foi realizada uma caminhada dos frades, saindo Seminário Frei Galvão, no bairro São Bento, até o Santuário Frei Galvão, no Jardim do Vale. Os frades fizeram algumas paradas ao longo da caminhada, em lugares de importância histórica para a cidade.

                                                                                                                                                 

A primeira parada foi na Casa de Frei Galvão, na região central da cidade. Memorial dirigido pelo casal de historiadores Teresa e Tom Maia. No local, os frades foram recepcionados pela família Maia. Seguido de um momento simbólico, os frades suplicaram a benção da família. 

                                                                                                                                                

 

Depois, os frades seguiram para a matriz de Santo Antônio, também na região central, onde foram acolhidos pelos padres diocesanos. A igreja de Santo Antônio é a mais antiga da arquidiocese.  Estavam presentes, o Pároco, Pe. Luiz Antônio Carvalho da Silva; o Vigário Geral, Vinícius da Silva; o Ecônomo da Arquidiocese, Padre José Ferreira e o Coordenador de Pastoral, Pe. Gustavo Santos.

                                                                                                                                                

 

Após saírem da igreja, os frades se dirigiram a Praça Conselheira Rodrigues Alves, onde se encontraram com moradores em situação de rua. Junto com a Pastoral de Rua Deus Vivo, da Paróquia Nossa Senhora da Glória, os frades rezaram com os moradores, e após a prece, partilharam um lanche junto deles.

                                                                                                                                               

Na sequência, os frades caminharam até o Fórum da cidade onde foram recebidos pelo prefeito municipal, Marcus Soliva; o vice-prefeito Regis Leandro Yasumura e o secretário de Turismo, Dr. Mário Augusto Rodrigues Nunes. Na acolhida, o prefeito Marcus Soliva entregou simbolicamente a chave da cidade.

                                                                                                                                               

Os frades seguiram para o Santuário Frei Galvão onde foram recepcionados pelos colaboradores e voluntários. No final da caminhada, foi dada bênção na casa da nova fraternidade.

                                                                                                                                              

 

Missa– A missa de posse aconteceu às 18h, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e concelebrada pelo Ministro Provincial Frei César Külkamp, padres religiosos e diocesanos.

No início da celebração, foi lida a provisão de posse do novo reitor Frei Diego Atalino de Melo. Após este feito, Pe. José Carlos de Melo, último reitor diocesano do santuário, fez a entrega das chaves do Sacrário. Na homilia Dom Orlando ressaltou a importância de uma comunidade misericordiosa. Lembrando das atitudes misericordiosas de Nosso Senhor Jesus Cristo que tanto inspiraram em São Frei Galvão gestos de misericórdia para com as parturientes, os pobres, os pequenos. “Que sejamos seus imitadores como ele foi imitador de Nosso Senhor”, disse Dom Orlando.

                                                                                                                                         

Após a homilia, frei Diego Melo, Frei Roberto Ishara e Frei Leandro Costa fizeram a Profissão de Fé diante do Arcebispo e de toda comunidade. Logo após, Frei Diego Melo fez a Renovação das Promessas Sacerdotais. Depois da Comunhão, foi assinado o Convênio entre a Arquidiocese de Aparecida e a Província da Imaculada Conceição do Brasil. Neste convênio são rezados que, aos frades franciscanos cabem os cuidados pastorais e administrativos do Santuário de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão por 30 anos.

Em seguida, a senhora Ana Paula Ferreira Mota em nome da comunidade, dirigiu palavras de agradecimento a todos os sacerdotes diocesanos que passaram pelo Santuário, e acolheu os frades franciscanos. Frei César Külkamp, Ministro Provincial, agradeceu a Dom Orlando a missão confiada aos franciscanos na administração do santuário

O novo reitor, Frei Diego Melo ressaltou o legado de ousadia e fé em Deus deixado por Frei Galvão. Em seguida, chamou seus colaboradores Frei Leandro Costa e Roberto Ishara para juntos agradecerem pela confiança depositadas. Frei Diego anunciou que até o final desse semestre deve ter início a 1º parte da obra de ampliação do Santuário Frei Galvão.