Santuário Frei Galvão

800 anos de uma receita Bolacha Mostaccioli de São Francisco

 

São Francisco de Assis é o fundador da Ordem dos Frades Menores, ordem que pertenceu Frei Galvão. Com a chegada dos frades a este Santuário, a espiritualidade franciscana tem sido um dos maiores tesouros experimentados pelos fiéis que frequentam este espaço de fé e devoção. 

Vinculado a espiritualidade, sobretudo a religião, não está apartada a cultura.  A fé expressa-se no que diz respeito às manifestações próprias de cada nação. Cantos, vestes, a própria liturgia podem ser inculturadas a fé. No que toca a realidade da comensalidade, da festa, da refeição podemos encontrar as comidas típicas. 

São Francisco de Assis, um santo italiano, também “nos convida a experimentar as delícias de sua região”. Conforme a história, o santo italiano tinha preferência por uma bolacha específica, proveniente de Roma, de nome Mostaccioli. A receita é simples: Mel, amêndoas e nozes. Tudo isso macerado, feito no formato de bolacha e depois levado ao forno para ser assado. E será esta bolacha a ser  experimentada por aqueles que estiverem no Santuário Frei Galvão nos dias 3 e 4 de outubro. Saiba um pouco mais dessa história. 

História do Mostaccioli de São Francisco 

No ano de 1210, São Francisco de Assis ficou hospedado em Roma na casa de uma nobre senhora chamada Jacoba de Setessoli. Dessa hospedagem nasceu uma grande amizade. Quando estava prestes a morrer, São Francisco pediu que fosse enviada uma carta à sua amiga, Fra Jacoba, informando que gostaria de revê-la antes de morrer. Além disso, Francisco pediu que lhe fossem trazidas  as bolachas (Mostaccioli) que ela sempre fazia quando ele ficava hospedado em sua casa. No entanto, ainda antes que a carta fosse enviada, Fra Jacoba chegou a Assis com os Mostaccioli desejados por São Francisco, o que lhe trouxe grande consolo para a alma e para o corpo. Portanto, essa receita italiana tão apreciada pelo Santo de Assis, passou a ser conhecida como Mostaccioli de São Francisco. 

Além dos Mostaccioli, as pessoas poderão adquirir o Bolo de São Francisco de Assis. 

Participe das festividades de São Francisco de Assis. Confira a programação completa.