Santuário Frei Galvão

Celebração da Solenidade de São Francisco de Assis

Com a tradicional bênção dos animais e venda de uma bolacha italiana, receita com mais de 800 anos de história (culinária italiana), os freis celebrarão São Francisco de Assis no Santuário Frei Galvão. 

 

Pela primeira vez, o 4 de outubro, dia de São Francisco, será celebrado ao grau de solenidade, no Santuário Frei Galvão. Há pouco mais de cinco meses este Santuário está sob os cuidados dos filhos de Francisco de Assis, da Província da Imaculada Conceição do Brasil, a mesma província do Santo brasileiro. 

Nos dias que antecedem a festa haverá um tríduo, com temas próprios em preparação a Festa. No dia 3, vésperas, dia de sua morte, os frades costumam celebrar uma liturgia própria, a celebração do “Trânsito”, a passagem de Francisco para a eternidade. Será cantado em latim e encenado pelos frades e seminaristas. 

 

Benção dos animais

Dias 3 e 4, durante todo o dia, os frades darão a benção aos animais e às criaturas. Na parte externa do Santuário frades estarão na espera dos animais, acompanhados de seus donos. A bênção dos animais e das criaturas, é um convite à louvação pelo Deus da criação e consciência com o cuidado e respeito às criaturas todas.


Mostaccioli, bolacha italiana 

Nestes dias serão comercializadas bolachas de nome mostaccioli. Uma receita de mais de 800 anos, proveniente da Itália. Essa bolacha era apreciada por São Francisco de Assis. Quem fazia isso era sua amiga Romana, Fra Jacoba. Sempre ao  visitar a casa de sua amiga, degustava esta bolacha. Diz a história que antes da morte o santo teve o desejo de apreciar essas bolachas, e por inspiração divina, a sua amiga pode realizar essa vontade a São Francisco. As bolachas poderão ser adquiridas na Cantina do Santuário.

 

LIVE de São Francisco de Assis 

No dia 9 de outubro, sábado, às 20h, pela TV Frei Galvão  (YouTube), será apresentado mais uma LIVE com Frei Florival Mariano. Este evento trará músicas e reflexões acerca da vida e da espiritualidade do Santo de Assis. Será possível a participação no local (parte interna da igreja). 

***

Breve histórico de São Francisco 

Nasceu em Assis, no ano de 1182. Depois de uma juventude leviana, converteu-se, renunciou a todos os bens paternos e entregou-se inteiramente a Deus. Tendo abraçado a pobreza, levou uma vida evangélica, pregando a todos o amor de Deus. Aos que desejaram segui-lo, formou-os com normas excelentes, aprovadas pela Sé Apostólica. Seu carisma contribui para o surgimento da Ordem dos Frades Menores (OFM, OFM Conventuais e OFM Capuchinhos), a Ordem de Santa Clara e a Ordem Franciscana Secular. 

Sua forma de compreender as criaturas todas tornou-se eloquente, no que diz respeito ao cuidado para com a criação. Em vida, soube refletir que todas as criaturas receberam de Deus o grau de dignidade e as mesmas devem o respeito e cuidados. A elas, chamou de irmãs e irmãos. No ano de 1999, o então Papa João Paulo II, hoje santo, o fez padroeiro da Ecologia. E sua espiritualidade tem alimentado a vida da Igreja, por meio das Encíclicas escritas pelo Papa Francisco. 

Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando a festa de nosso Pai São Francisco; conosco se alegram os anjos e glorificam o Filho de Deus”.

Celebre conosco a Festa de São Francisco de Assis.

Paz e bem!