Santuário Frei Galvão

São definidas a missão, visão e valores do Santuário Frei Galvão

Quem sou?
Para onde vou?
Como quero chegar?
 
Agora o Santuário de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, de Guaratinguetá - SP, já consegue dar respostas para esses questionamentos, pois depois de um amadurecido processo de construção coletiva conseguimos definir a Missão, Visão e Valores do Santuário do primeiro Santo Brasileiro.
Foram meses de escuta, consultas, reuniões, assembleias e criação comunitária que agora se concluem com a definição da identidade e do propósito desse Santuário da Arquidiocese de Aparecida, administrado pelos Frades Menores da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.
Nessa definição estão contemplados os sentimentos e a experiência de muitos devotos (as) de Frei Galvão, voluntários (as) que há anos fazem parte da história desse Santuário, colaboradores (as) que associação paixão e profissionalismo, os freis que agora trazem o carisma franciscano, além do povo em geral que também teve oportunidade de se expressar.
 
Missão
 
 
 
"Promover a devoção a Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, de modo acolhedor e fraterno com todas as pessoas, proporcionando vivências de fé e plena misericórdia, à luz da Espiritualidade Franciscana".
 
Por Missão entendemos a razão de ser de nosso Santuário. Trata-se da afirmação de quem somos, da nossa própria identidade.
Além da promoção da devoção a Frei Galvão, que durante a sua vida foi porteiro, pregador e confessor, queremos deixar a marca da acolhida fraterna para todas as pessoas, sejam elas devotas ou não, romeiros ou turistas, católicos ou até mesmo pessoas de outras religiões. Independentemente de quem se está acolhendo, queremos que o Santuário proporcione uma vivência de fé e misericórdia, segundo a Espiritualidade Franciscana.
 
Visão
 
 
 
"Ser referencial enquanto Santuário Franciscano dedicado ao primeiro Santo Brasileiro, comprometido com o anúncio integral e profético do Evangelho".
 
Na Visão estão contemplados os nossos sonhos, as nossas metas e objetivos a serem perseguidos e alcançados.
Embora haja outros santuários de Frei Galvão no Brasil, queremos ser uma referência, uma vez que estamos localizados na sua cidade natal. Nesse objetivo se inclui também a construção do novo Santuário, numa área de mais de 100 mil metros quadrados, criando, assim, um templo à altura da santidade desse grande franciscano. No entanto, temos bem claro que esse objetivo será alcançado à medida que formos fiéis ao anúncio do Evangelho na sua totalidade, sem renunciar à profecia de quem se faz seguidor de Jesus de Nazaré.
 
Valores
 
 
 
Conscientes de quem somos (Missão), onde queremos chegar (Visão), é preciso ter clareza do "como" queremos ir, quais os nossos instrumentos, as nossas ferramentas, os nossos princípios. Com a escolha dos nossos valores, definimos também as motivações que regem as nossas decisões e a nossa evangelização.
· Espiritualidade é o nosso diferencial institucional. Mais do que uma empresa, somos um Santuário, uma Igreja, temos uma mística que nos motiva e nos conduz.
· Acolhida é a marca de um Santuário. Mais do que portas abertas, nosso coração, nossas estruturas, nossos horários, nossas celebrações e tudo o mais deve estar sempre pronto para receber a quem chega.
· Excelência deve permear tudo o que somos e fazemos. Nosso modo de acolher, pregar, organizar, evangelizar, construir e comunicar deve ser pautado pela busca do melhor, da perfeição e da excelência.
· Simplicidade não significa ser simplório, apequenado ou medíocre, mas é uma característica própria do carisma franciscano, que representa humildade e despojamento.
· Solidariedade é o valor que sintetiza a preocupação Franciscana com os mais pobres, com as periferias existenciais e geográficas. Trata-se do nosso compromisso social.  
· Sustentabilidade é sinônimo de preocupação com a Ecologia Integral. Inspirado pela Laudato Sì, o novo Santuário já nasce com a marca ecológica, reflorestando uma área de 20 mil metros quadrados, expressando, assim, o cuidado com o meio ambiente, com a preservação e o cuidado da Casa Comum.
 
Assim, com a identidade institucional e carismática definidas, expressas na concepção da nova logomarca, lançada em abril desse ano, bem como da Missão, Visão e Valores, nosso Santuário Frei Galvão vai dando passos firmes e sólidos nessa longa caminhada de Evangelização e de Fé. A próxima etapa será a criação de um novo site do Santuário, que já está em fase de formulação e que será lançado ainda nesse ano do Bicentenário de Morte de Frei Galvão.
Contamos com a ajuda e colaboração para concretizar esse projeto de Evangelização. Para maiores informações ou para se tornar um membro da Família Missionária de Frei Galvão, basta entrar em contato pelo telefone (What’sApp) 12 2285 9388 ou acessar o nosso site: www.santuariofreigalvao.com
 
Frei Diego Atalino de Melo
Reitor