X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 

50 anos de vida Sacerdotal de Frei Ariovaldo, OFM

“Dentro de mim é só gratidão”, afirma Frei José Ariovaldo ao celebrar o jubileu de ouro sacerdotal

Notícias do Santuário

31.12.2023 - 18:18:00 | 3 minutos

50 anos de vida Sacerdotal de Frei Ariovaldo, OFM

Na noite de sábado, 30 de dezembro, os confrades, amigos e familiares de Frei José Ariovaldo da Silva reuniram-se no Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), para a celebração de 50 anos de ordenação presbiteral do religioso. 

A Missa foi presidida pelo jubilando e concelebrada por Frei João Francisco da Silva,  definidor provincial e guardião do Seminário Franciscano Frei Galvão, Frei Diego Atalino de Melo, reitor do Santuário Frei Galvão, Frei Jeferson Palandi Broca, demais confrades e estudantes que realizam estágio pastoral nas fraternidades de Guaratinguetá. 


A celebração coincidiu com a festa da Sagrada Família e, em sua homilia, Frei José Ariovaldo destacou a simplicidade de Maria e José na apresentação de Jesus no templo e a profecia feita por Simeão: “Esse menino vai incomodar muita gente acomodada”, afirmou o religioso. “Na Trindade Santa, nós somos uma grande família. Através da vida, morte e ressurreição de Jesus, nós todos fomos santificados, feitos filhos e filhas de Deus. Portanto, somos todos irmãos e irmãs uns dos outros”, recordou o frade.


O jubilando destacou ainda que Deus concede a todo membro da família cristã uma tarefa, uma vocação, e fez memória dos seus 50 anos de ordenação presbiteral. “Dentro de mim é só gratidão”, exclamou o religioso. Segundo ele, não há espaço para lamentar ou recordar os problemas vividos, apenas agradecer pelas pessoas que passaram por sua vida nestes anos e, em seguida, pediu a oração de todo o povo de Deus. 

Ao final da celebração, Frei João Francisco recordou a reverência que São Francisco tinha pelos sacerdotes, por trazer todos os dias diante do altar o Cristo vivo e verdadeiro. “Nós percebemos com que devoção, piedade e ternura o senhor serve o altar e o povo de Deus. Para nós, é uma inspiração, sobretudo para os sacerdotes e os jovens frades, é um convite a nos voltarmos para esse elemento essencial da nossa vida cristã”, afirmou o definidor provincial. 


Em seguida, Frei Diego Melo fez memória dos muitos anos de Frei José Ariovaldo dedicados ao ensino da Sagrada Liturgia aos frades, religiosos, religiosas e leigos. “O senhor nos ensinou que a Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium nos diz que a liturgia é um exercício sacerdotal de Deus. Praticamente todos estes anos de vida sacerdotal foram dedicados à liturgia, ao ensino da sagrada liturgia e mais do que isso, à vivência deste mistério”, afirmou o reitor e agradeceu o jubilando por seu testemunho de vida e vocação franciscana. 

Histórico

Frei José Ariovaldo é natural de Canoinhas (SC), onde nasceu no dia 1º de janeiro de 1945. Em 1968 vestiu o hábito franciscano. Foi ordenado presbítero no dia 30 de dezembro de 1973 e doutorou-se em Liturgia pelo Pontificio Ateneo S. Anselmo (1981), em Roma. Foi professor na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma, no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ) entre 1981 e 2021, no Instituto Teológico de Juiz de Fora (MG), na pós-graduação da Faculdade de Teologia N. Sra. da Assunção, em São Paulo (SP), membro do Centro de Liturgia “Dom Clemente Isnard”, ligado ao Instituto Pio XI (UNISAL – SP). Desde 2022 reside no Seminário Franciscano Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP). 


Fonte Erika Augusto
Imagem Erika Augusto
Mais em Notícias do Santuário
 
 
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128

Notice: Undefined index: in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128