X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 

Dia Mundial dos Pobres no Santuário Frei Galvão

No dia 19 de novembro o Santuário Frei Galvão realizou a celebração de Bênção e Reinauguração da Casa da Criança. Motivados pela passagem do Livro de Tobias: “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar (Tb 4, 7), na VII Dia Mundial do Pobre.

Notícias do Santuário

19.11.2023 - 19:32:00 | 6 minutos

Dia Mundial dos Pobres no Santuário Frei Galvão

No dia 19 de novembro, sétimo ano do dia Mundial dos pobres, o Santuário Frei Galvão, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (instituição franciscana), SEFRAS (Serviço Franciscano de Solidariedade) e a Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Arquidiocese de Aparecida), juntaram-se numa única ação: cuidar das pessoas mais vulneráveis. A ação terá realização no espaço conhecido como Casa da Criança. 

No entorno do Santuário Frei Galvão encontra-se uma grande casa. Seu primeiro nome é o que a torna mais conhecida: “Casa da Criança”. O espaço, até então sob os cuidados da paróquia Nossa Senhora de Fátima, agora tem como parceiro o Santuário Frei Galvão. A casa foi reformada e seus espaços readequados para atividades sociais amplas. 

Frei Diego Atalino de Melo, Frei Jonas Ribeiro e Frei Leandro Costa estiveram à frente da reinauguração da casa. Com a palavra, Frei Diego acolheu a todos: autoridades religiosas, civis e a população. Suas primeiras palavras colocaram todos sob a tutela de Deus.

“Todos somos necessitados. Dependemos de Deus. De sua solidariedade. Sendo assim, queremos fazer deste local, um espaço de solidariedade e amor”, anunciou o reitor.

Para dar a bênção do espaço, Frei Diego convidou o bispo Dom Orlando. Em sua fala admoestou: "Que essa casa forme boas pessoas, bons cidadãos”. Com intuito de pedir mais proteção à Casa da Criança, o bispo pediu a benção da Virgem Maria: “Esta casa será consagrada à Virgem Maria. Ela que foi saciada por Deus, olhe para os famintos e necessitados, Maria tomará conta deste espaço”. E sua bênção foi encerrada com a oração de Salve Rainha. 


Considerando a história construída até então, Frei Diego convidou o Padre Silvio, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que pôde recordar aos presentes o início da Casa da criança. “Padre Nelson Ferreira, 30 anos atrás foi quem criou e inaugurou este espaço de assistência aos pobres e necessitados. Seu maior objetivo era a promoção humana, a partir do Evangelho”. 

Tomando a palavra novamente, Frei Diego recordou o surgimento da iniciativa do Santuário Frei Galvão em se aproximar da Casa da Criança e potencializar ainda mais o projeto social que a Paróquia já realizava neste espaço. “E tudo começou com o pãozinho bom, distribuído nas missas às crianças" lembrou o reitor. A ideia seguiu em diálogo com os colaboradores e foi amadurecida com o empresário Sérgio, dono da padaria Bread Master e diretor dos sindicatos das padarias. Ricardo se apresentou interessado em colaborar. Doou o forno industrial para a futura Padaria Escola. Segundo ele, sua doação era uma forma de agradecimento a Deus: “A minha doação é uma resposta aos inúmeros benefícios que Deus me fez”. Este primeiro projeto dará a capacitação necessária às pessoas, fazendo-as aptas para o mercado de trabalho. Isto é, uma qualificação da mão de obra na área da panificação. 

Para solidificar e oferecer uma gestão de qualidade ao trabalho social, foi convidada a instituição franciscana SEFRAS (Serviço Franciscano de Solidariedade). Convidando o responsável deste organismo, Frei Diego concedeu a palavra a Frei José Francisco, que informou: “Neste projeto sonhado, a realização do sonho e a vontade de Deus.Vamos nos fortalecer mutuamente. Preocupados em fazer com que as pessoas tenham meios para fazer chegar o pão em suas casas. Mesa e dignidade. Deus também é comida! Vamos formar pessoas para o mercado de trabalho”. O SEFRAS atua mais de 30 anos na cidade de São Paulo. Uma instituição comprometida e com elevado nível de reconhecimento na área social. 


Somando ainda forças, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil passou a ser uma colaboradora financeira do projeto. Sua primeira doação foi destinada à reforma do espaço. Com a doação de recursos provenientes das diversas fraternidades franciscanas, a Província se comprometeu com o projeto social do Santuário. Para explicar essa iniciativa, passou-se a palavra a Frei João Francisco: “O fundo franciscano de solidariedade (ação), fez esse aporte financeiro como gesto de restituição”. Evidenciando assim que todos os mais de 300 frades desta instituição estarão de alguma forma voltados para essa ação.

A reforma da casa contou com a participação de pessoas generosas. A Família Carvalho Camargo é a demonstração deste compromisso. Provenientes de São Paulo, eles puderam colaborar com uma doação específica para esse primeiro momento. Mas essa parceria perdurará, segundo eles. A Senhora Lela afirmou que estar envolvido na causa é “ser instrumento de Paz ". Lembrou ainda o contato que fez com Frei Diego no período da pandemia, na capital de São Paulo: “Impelidos pelo apelo da fome no período da pandemia, hoje vejo como justificado, nesta casa, neste projeto, nossas trocas de mensagens em vista dos mais necessitados”. Essa família passa a ser considerada “Embaixadora da caridade” juntos do Santuário Frei Galvão. 

Para legitimar o projeto social na cidade e viabilizar futuras parcerias com o poder público, Frei Diego convidou o Prefeito Marcus Soliva para fazer uso da palavra e externar algumas impressões. “As evoluções do Santuário Frei Galvão são visíveis na cidade. E para este projeto teremos que usar fé e força de vontade. Ampliar o leque das ofertas de cursos. Ampliar as capacitações. Solidariedade e desenvolvimento humano devem fazer parte dessas iniciativas”, afirmou o prefeito da cidade de Guaratinguetá.

Agradecendo a presença e as palavras do senhor prefeito, Frei Diego pediu um “presente” para o gestor municipal. Que ele concedesse o terreno ao lado da Casa da Criança, para a criação de uma horta comunitária e projetos relacionados. A primeira palavra do prefeito foi positiva. Contudo, a legalização passará pelas etapas administrativas do setor público. Mas tudo indica que será possível, segundo o prefeito.  


O evento contou com a apresentação do coral Três Pastorinhos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O evento foi finalizado com a apresentação artística dos idosos do SEFRAS, da cidade de Pindamonhangaba - SP. O dia também foi marcado com a entrega de cestas básicas às famílias cadastradas, lanches e atividades com as crianças. 

Nosso agradecimento a: 

Dom Orlando Brandes
Arquidiocese de Aparecida - SP
Ministro Provincial Frei Paulo Roberto Pereira 
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil
Marcus Soliva, Prefeito de Guaratinguetá - SP 
SEFRAS  de São Paulo, na pessoa do Frei José Francisco 
SEFRAS Pindamonhangaba, na pessoa da Irmã Dorinha
Padre Silvio e Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Coral Três Pastorinhos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Colaboradores do Santuário Frei Galvão , na pessoa da Iolanda Margarete
Voluntários do Santuário Frei Galvão 
Sr. Sérgio, da empresa Bread Master
Ana Paula, Tintas, Zilda, Anderson do Baratão das Tintas, André da Top Tintas, Parrillas Hamburgueria, Irmã Rosa, Irmãs de Siessen, Marinho e Mário e Família
A partir de agora, de forma mais efetiva, a Casa da Criança (espaço), será administrado pelo Santuário Frei Galvão. 

Imagem Nathan Massahiro
Mais em Notícias do Santuário
 
 
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128

Notice: Undefined index: in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128