Feriado de Corpus Christi no Santuário Frei Galvão
O Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão em Guaratinguetá (SP) celebra o feriado de Corpus Christi. As Santas Missas solenes são realizadas nesta quinta-feira às 9h30 e às 15h.
18.06.2014 - 16:46:43 | 3 minutos

O Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão em Guaratinguetá (SP) celebrou o feriado de Corpus Christi. As Santas Missas solenes foram realizadas na última quinta-feira às 9h30 e às 15h. Muitos romeiros de várias regiões do país aproveitaram o feriado para visitar o Santuário na cidade onde nasceu e viveu o primeiro Santo brasileiro.
Festa de Corpus Christi
A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Propriamente é a Quinta-feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia.
Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.
O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia São Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.
Em 11 de agosto de 1264 o Papa emitiu a bula "Transiturus de mundo", onde prescreveu que na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. São Tomás de Aquino foi encarregado pelo Papa para compor o Ofício da celebração. O Papa era um arcediago de Liège e havia conhecido a Beata e percebido a luz sobrenatural que a iluminava e a sinceridade de seus apelos.
Em 1290 foi construída a belíssima Catedral de Orvieto, em pedras pretas e brancas, chamada de "Lírio das Catedrais". Antes disso, em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica, e depois, então, em toda o mundo no séc. XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial.
Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. A celebração normalmente tem início com a missa, seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a bênção do Santíssimo.
- Frei Roberto Ishara conduz reflexão profunda sobre a Ressurreição de Cristo na Missa da AuroraAssim como Maria Madalena, agraciada com a primeira visão do Cristo ressuscitado, nossa comunidade chegou cedo em nosso Santuário para o encontro co...
20.04.2025 | 3 minutos
- "Cantemos ao Senhor, pois fez brilhar a sua Glória!” Missa do Fogo Novo ilumina a noite de Páscoa no Santuário
20.04.2025 | 3 minutos
- “Por trás da dor, está o amor”, reflete Frei Roberto Ishara na Sexta-feira da Paixão
18.04.2025 | 3 minutos
- No gesto do lava-pés, Jesus nos dá o exemplo do amor e do serviço ao próximo
18.04.2025 | 3 minutos
- Santuário Frei Galvão acolheu com reverência a Cruz da primeira Missa celebrada no Brasil
16.04.2025 | 4 minutos
- Programação Semana Santa 2025Durante a Semana Santa, somos convidados a uma jornada de fé e devoção onde celebramos a Paixão, Morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cris...
14.04.2025 | 2 minutos
- Procissão marca o início da Semana Santa no Santuário Frei GalvãoCom grande presença de fiéis, a procissão e Missa do Domingo de Ramos abriu a Semana Santa no Santuário Frei Galvão
13.04.2025 | 3 minutos
- Momentos de emoção e fé marcam a Entronização da Relíquia de Frei Galvão na Prefeitura de GuaratinguetáO evento realizado na sede da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá reuniu importantes figuras da administração municipal em um momento de intensa ...
12.04.2025 | 2 minutos
- Missão de fé e acolhimento: Santuário Frei Galvão celebra 4 anos de presença franciscanaNa próxima sexta-feira, dia 11 de abril, será celebrado o quarto ano de presença franciscana no Santuário Frei Galvão. Os frades da OFM (Ordem do...
07.04.2025 | 3 minutos
- Santuário Frei Galvão faz investidura de 43 coroinhas e 19 acólitos
01.04.2025 | 3 minutos