As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 

No gesto do lava-pés, Jesus nos dá o exemplo do amor e do serviço ao próximo

Notícias do Santuário

18.04.2025 - 09:42:00 | 3 minutos

No gesto do lava-pés, Jesus nos dá o exemplo do amor e do serviço ao próximo

Na noite de 17 de abril, o Santuário Frei Galvão celebrou a Missa da Ceia do Senhor, também conhecida como Missa do Lava-pés, marcando o início do Tríduo Pascal. Frei Valdir Laurentino presidiu a celebração, tendo como concelebrantes Frei Diego Melo, Frei Leandro Costa e Frei Roberto Ishara.


Em sua homilia, o presidente da celebração, Frei Valdir, explicou o cântico “Eu vos dei exemplo, para que façais o mesmo”, que, segundo ele, representa exatamente o que Jesus viveu com seus discípulos. Ele motivou os presentes a repetir o gesto nos dias de hoje, afinal a comunidade reunida em família tem como objetivo ouvir e colocar em prática a Palavra de Deus.



“Graças a Deus, todas as pessoas que ouvem a Palavra de Deus e a põe em prática continuam fazendo isso. Frei Galvão fez muito isso, serviu a humanidade, serviu os irmãos e continua servindo até hoje, foi desde um pedreiro até o santo da cura, pregador e  reconciliador de famílias”, exemplificou Frei Valdir. 


Ele também citou que a Santa Ceia destaca Jesus Cristo humilde desde o princípio até o fim, pois Ele veio à Terra para servir. Nasceu pobre e singelo no presépio e se manteve assim por toda sua vida. E no momento em que o Criador fica de joelhos diante das criaturas, os seus discípulos, lavando os pés, servindo. Assim como Pedro, nós também questionamos o motivo da sua simplicidade, se Ele é o Filho de Deus Vivo.



O pregador também explicou que as pastorais são serviços de Jesus, semelhante ao momento do Lava-pés, afinal o trabalho na comunidade é servir assim como Jesus serviu, tornando Deus presente entre nós. E, para sua continuidade, faz-se presente na Eucaristia, no sacerdócio ministerial e também em todos outros sacramentos da Igreja.

Para enfatizar a importância da Eucaristia, o frade recordou sobre São Francisco de Assis, que diante da Comunhão ficava entusiasmado, pois tinha total convicção que naquele momento estava diante de Deus. E é justamente neste instante que Deus se humilha na modesta aparência de pão e se faz presente entre nós. Encerrou seu sermão dizendo: “Que nós sejamos entregues a esse Deus, pois é o amor de Jesus e Maria que nos faz viver!”



Em seguida, os frades escolheram para a encenação do lava-pés doze membros da comunidade para representação dos discípulos de Cristo. Ao som do cântico “O Senhor me chamou, me ungiu, me enviou: Levarás a Boa Nova! Vossos pés vou lavar, vou ser pão e deixar-vos a cruz como prova”, o celebrante, assim como Jesus, repetiu o gesto de amor ao próximo, lavando, enxugando e abraçando um a um.

Ao final da celebração, o cibório com a reserva eucarística foi levada em procissão até a capela do Santíssimo, onde os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão fizeram um momento de vigília.






Fonte Tácita Lopes Monteiro (Pascom Santuário Frei Galvão)
Imagem Érika Augusto (Pascom Santuário Frei Galvão)
Mais em Notícias do Santuário
 
 
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128

Notice: Undefined index: in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128