As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 

Solenidade de Todos os Santos, ensinamentos.

O Dia de Todos os Santos: Inspiração para uma vida de Santidade

Notícias do Santuário

07.11.2025 - 15:31:00 | 3 minutos

Solenidade de Todos os Santos, ensinamentos.

No sábado, dia 1º de novembro, iniciamos o mês recordando Todos os Santos: aqueles que intercedem por nós e nos auxiliam em nossa jornada espiritual. Logo após esta data, e em estreita relação com o tema, recordamos e oramos por nossos entes queridos, que nos transmitiram o amor fraterno.

Com efeito, a vida dos Santos testemunha que é possível e necessário viver com paixão, mesmo diante da complexidade da vida, sem jamais abandonar a Palavra de Deus. Embora os desafios sociais e atuais pareçam, muitas vezes, superiores às nossas forças, Deus nos mostra, a cada dia, o valor de seguir o caminho do bem.

Nesta Solenidade, recordamos irmãos e irmãs de todas as culturas que, pela vivência em Deus, alcançaram a vida eterna. Bem-aventurados aqueles que respondem ao chamado de Nosso Senhor. Como Jesus nos ensina, no Evangelho de Mateus (5,1-12), são os puros de coração que verão a Deus.

Somos chamados por Nosso Senhor a uma missão maior: reconhecer que a vida serve a um propósito que transcende o nosso próprio. Cada um de nós é um ser único, com valor, chamado a oferecer amor ao próximo. A plenitude que devemos almejar é estar ao lado de Nosso Senhor nos reinos dos céus, onde não há dor, angústia ou sofrimento.

Por isso, a Igreja nos ensina anualmente a celebrar a busca pela santidade. Ao refletirmos sobre a forma como essas Santidades viveram, podemos compreender melhor os ensinamentos e os planos de Deus para as nossas vidas.

Os seres humanos são impulsionados pela busca de sentido e pela necessidade de se referenciar em exemplos. Essa busca nos orienta e nos acalma da angústia de saber que a morte é inevitável e que o tempo é incontrolável. Portanto, a busca pela santidade reside na esperança da ressurreição. Faz-se necessário meditar sobre a alegria que advém após a dor terrena. Almejamos o infinito e o eterno, um desejo que contrasta com a experiência da morte que, por vezes, nos causa desesperança. Crer em algo maior revoluciona nossa vida e nos convida a transformar nosso modo de ver a existência.

A beleza em responder a essa busca de sentido — que tanto inquieta o ser humano — está em conhecer e vivenciar nossas referências. Afinal, através dos nossos Santos, renovamos nossos corações e fortalecemos a nossa fé, o que se torna o remédio para a fragilidade humana.

Santidade não é privilégio, mas sim vocação de todos. Conforme aprendemos em Lucas (13, 22-30), somos convidados a: “Fazeis todo esforço possível para entrar pela porta estreita”. Santos como São Francisco e Santo Frei Galvão nos ensinam que a santidade se revela na simplicidade e no amor fraterno.

Conhecer a vida dos Santos nos transforma. Dessa forma, revisitamos as etapas que precedem a ressurreição, tornando-nos capazes de transformar o mundo. É refletindo sobre a forma como se vive que podemos entender os ensinamentos de Deus e, assim, alimentar a grande vitória sobre os desafios da nossa existência.

Fonte Taíse Marques
Mais em Notícias do Santuário
 
 
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128

Notice: Undefined index: in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128