Primeiro dia da Novena: Frei Galvão e o testemunho do Evangelho
A vivência do Evangelho, na minoridade, fez de São Frei Galvão um autêntico filho de São Francisco de Assis. Somente a partir de Francisco, que entendemos a grandeza do primeiro santo brasileiro.
Notícias do Santuário
16.10.2021 - 22:00:52 | 2 minutos
“Frei Galvão e o testemunho do Evangelho”. Foi a partir dessa motivação que celebradas as duas missas (15h e 18h) que marcaram o início da Novena em preparação a festa de Frei Galvão 2021.
A missa das 15h, foi presidida pelo padre Aloísio Mota, pároco da Paróquia São Pedro, da Arquidiocese de Aparecida. Concelebrada pelo Padre Douglas, vigário da mesma Paróquia. Frei Leandro Costa (colaborador do Santuário) recebeu os celebrantes convidados. Na pregação, Padre Aloísio evidenciou três realidades: 1. A vida de São Francisco. Francisco de Assis é um projeto de vida e de Igreja. 2. A fraternidade franciscana, como forma genuína de testemunho para todo franciscano. 3. A grandeza espiritual do Vale do Paraíba, que nos permitiu ter Maria, a Virgem de Aparecida e que também nos deu Frei Galvão.
Na missa das 18h, essa presidida por Frei Diego Atalino de Melo, os fiéis celebraram com alegria e entusiasmo, reconhecendo os muitos voluntários deste santuário.
Em sua pregação, Frei DIego trouxe a temática do Evangelho que diz: “o maior é aquele que serve a todos”. “Não por acaso, a Novena inicia lembrando o serviço”, disse Frei Diego.
“Quem quiser entender a vida de Frei Galvão, deve entender a dimensão do serviço. Que o forjou este grande santo… Sejamos servidores do Evangelho”. A maneira franciscana de viver o evangelho é a minoridade. Como servo! Servidor! Totalmente ao contrário da discussão de João e Tiago, que encontramos no Evangelho de hoje... A raiz da vida de Frei Galvão é puramente franciscana, ou seja, como servo e menor. Um servidor menor do Evangelho, como São Francisco de Assis desejou e viveu”.
Os paraninfos dessa santa missa foram os voluntários e voluntárias do Santuário. Os mesmos apresentaram símbolos ligados à sua participação e missão, aqui no Santuário. Hoje, existem as seguintes pastorais no Santuário: acolhida, acólitos, coroinhas, equipe das pílulas, músicos, leitores, ministros extraordinários da eucaristia. Não desconsiderando os colaboradores, que contribuem nesta missão evangelizadora.
Os fiéis ofertaram arroz, como gesto concreto deste primeiro dia. Amanhã, dia 17 nos horários das 15h e 18h, teremos o segundo dia da Novena com o tema: “Frei Galvão e a minoridade”.
Mais em Notícias do Santuário
Santuário Frei Galvão realiza quaresma de São Miguel ArcanjoDurante 40 dias de quaresma, o Santuário Frei Galvão incentiva o exercício espiritual e convida os fiéis a acompanhar esse momento21.08.2026 | 2 minutos
No sábado, dia 15 de agosto, o Santuário Frei Galvão se reuniu para recordar os 800 anos da Páscoa de São Francisco de Assis.No sábado, dia 15 de agosto, o Santuário Frei Galvão foi palco de um momento especial de fé, memória e espiritualidade franciscana. A Família Fr...18.08.2026 | 3 minutos
Relíquia de São Francisco de Assis visita o Perfeita Alegria e a Rádio Frei GalvãoA presença de São Francisco de Assis se fez sentir de maneira especial em dois espaços ligados ao Santuário Frei Galvão nesta semana. Nos dias 14...15.08.2026 | 3 minutos
Relíquia de 1º Grau de São Francisco de Assis é acolhida no Santuário Frei GalvãoRelicário, que também reúne relíquias de São Pedro e São Tiago Maior, permanecerá em Guaratinguetá para veneração dos fiéis até segunda-fe...13.08.2026 | 2 minutos
Frades se reúnem para refletir sobre comunicaçãoOs frades que integram as diretorias da Fundação Cultural Celinauta e da Fundação Frei Rogério avaliam as gestões e os próximos passos da comun...13.08.2026 | 2 minutos
Quaresma de São Miguel 2026: 40 dias para se aproximar de CristoDe 15 de agosto a 29 de setembro, o Santuário Frei Galvão convida os fiéis a viverem um período especial de oração, penitência, conversão e co...10.08.2026 | 2 minutos
A benção do novo altar do Santuário Frei GalvãoNo último domingo, 12 de julho de 2026, o Santuário Frei Galvão, conhecido também como o “Santuário do Primeiro Santo Brasileiro”, em Guarati...15.07.2026 | 3 minutos
Dedicação do novo altar e a renovação do espaço litúrgico, um novo capítulo na história do Santuário Frei GalvãoEntre os dias 9 e 12 de julho, o Santuário Frei Galvão viveu dias de intensa fraternidade e profunda experiência de fé durante mais uma edição d...14.07.2026 | 8 minutos
Programação da Festa Julina 2026 - Santuário Frei GalvãoSantuário Frei Galvão realiza tradicional Festa Julina de 09 a 12 de julho com programação religiosa, cultural e gastronômica11.06.2026 | 3 minutos
- Projeto Social Perfeita Alegria celebra formatura da Oficina de PanificaçãoDez alunas concluíram a formação em panificação, celebrando uma trajetória de aprendizado, dedicação e novas oportunidades.
11.06.2026 | 1 minutos