X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
História
 
História
SANTUÁRIO ARQUIDIOCESANO DE SANT`ANNA GALVÃO

O Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant`Anna Galvão está localizado em Guaratinguetá - SP, cidade de nascimento de Santo Antônio de Sant`Anna Galvão (1739-1822). Reconhecido canonicamente como santo no ano de 2007, sua memória litúrgica é celebrada festivamente na data de 25 de outubro.

A missão deste Santuário é promover a devoção a Frei Galvão de modo acolhedor e fraterno a todas as pessoas, proporcionando vivências de fé e plena misericórdia, à luz da Espiritualidade Franciscana.
Os peregrinos que chegam ao Santuário recebem acolhimento e os meios de salvação mais abundantes, seja no sacramento da Eucaristia como também no sacramento da Reconciliação.

A devoção popular das Pílulas de Frei Galvão e sua distribuição são realizadas com frequência. As pílulas (sacramental) são um meio devocional para obtenção de graças materiais, espirituais ou corporais dos fiéis que a elas se submetem.
Pertencente à Arquidiocese de Aparecida (SP), o Santuário Frei Galvão, desde o ano de 2021, está sob cuidados pastorais e administrativos dos Frades Menores, da mesma Ordem religiosa do Primeiro Santo Brasileiro.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

A Missão do nosso Santuário é promover a devoção a Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, de modo acolhedor e fraterno com todas as pessoas, proporcionando vivências de fé e plena misericórdia, à luz da Espiritualidade Franciscana.

Nossa Visão é ser referencial enquanto Santuário Franciscano dedicado ao primeiro Santo Brasileiro, comprometido com o anúncio integral e profético do Evangelho.

Os Valores que vivemos são: Espiritualidade, Acolhida, Excelência, Simplicidade, Solidariedade e Sustentabilidade.
O Santuário Arquidiocesano de Sant' Anna Galvão
  • 1739
    Nascimento de Antônio Galvão de França, Frei Galvão

    Na cidade de Guaratinguetá - SP, nasce aquele que seria o Primeiro Santo brasileiro. O quarto dos dez filhos de Isabel Leite de Barros e Antônio Galvão de França.

  • 1822
    Morte de Frei Antônio de Sant’ Anna Galvão

    No Mosteiro da Luz, na cidade de São Paulo, morreu Frei Galvão como fama de santidade. Seu corpo foi sepultado neste templo, construído pelo servo de Deus.

  • 1983
    A primeira Capela dedicada a São José, o titular predecessor

    No dia 12 de outubro de 1983, no bairro Jardim do Vale, em Guaratinguetá, foi celebrada a primeira missa no local onde seria construída a igreja dedicada a Frei Galvão. As pessoas foram acomodadas em uma antiga casa e o Padre Victor Menuti, então Pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo (Arquidiocese de Aparecida - SP).

  • 1987
    Novo terreno

    No dia 1º de setembro de 1987, a família Galvão, representada pelo senhor Edson José Galvão Nogueira, assina o contrato de doação do novo terreno de ampliação do Santuário dedicado ao seu consanguíneo.

  • 1990
    Início da construção da Capela São José

    No início dos anos 90, com a ida do Padre Nelson Ferreira Lopes para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, iniciou-se a construção da igreja dedicada a São José. Nesse período, foram construídas as paredes da igreja.

  • 1996
    Frei Galvão, Servo de Deus

    Em Roma, após apurados processos canônicos, Frei Galvão é declarado "venerável". Neste mesmo ano chegava à paróquia o Padre Anísio Teixeira, que daria continuidade ao trabalho. Mas, com a beatificação de Frei Galvão, a obra foi paralisada para adequação do projeto. Com plena aceitação da comunidade de São José, a igreja passou a cultivar a devoção a Frei Galvão e foram finalizadas as obras de construção. Ela passou a ser a primeira igreja dedicada a Frei Galvão.

  • 1998
    Frei Galvão é declarado Beato

    Frei Galvão foi beatificado pelo Papa João Paulo II, dele recebendo os títulos de Homem da Paz e da Caridade e de Patrono da Construção Civil no Brasil. De seu processo de beatificação constam 27.800 graças documentadas, além de outras consideradas milagre.

  • 1998
    Beato Frei Antônio de Sant’ Anna Galvão

    Após verificações canônicas, Papa João Paulo II declara-o Beato da Igreja. Atribuindo a ele o título de “homem da Paz e da Caridade”.

  • 1999
    Imagem de Frei Galvão

    Em 1999, a Paróquia Santo Antônio, em Guaratinguetá, fez a encomenda de uma grande imagem de Frei Galvão: uma iniciativa que foi custeada pela paróquia com recursos dos fiéis e da Irmandade de Frei Galvão. A imagem tem 8 metros de altura, 2,5 metros de diâmetro.

  • 2000
    Dedicação da Igreja a São José e Frei Galvão.

    No dia 30 de setembro, Vossa Eminência Reverendíssima Dom Aloísio Cardeal Lorscheider, arcebispo metropolitano de Aparecida - SP, dedicou a Igreja a São José e Frei Galvão como seus padroeiros.

  • 2007
    Reconhecimento da Igreja da santidade de Frei Antônio de Sant’ Anna Galvão

    No dia 11 de maio, o Papa Bento XVI eleva ao grau de Santidade, Frei Galvão. Foi o primeiro Santo brasileiro desde o início da Evangelização em terras de Santa Cruz. A sua canonização realizou-se fora do Vaticano, trazendo à sua história essa novidade.

  • 2010
    Constituição Canônica do Santuário

    Vossa Eminência Reverendíssima Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno de Assis, constitui canonicamente o Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant`Anna Galvão. Decreto assinado dia 8 de dezembro de 2010.

  • 2013
    Papa Francisco e a Imagem de Frei Galvão

    A imagem de oito metros de altura, dois metros e meio de diâmetro e 1.500 kg foi abençoada pelo Papa Francisco no dia 24 de julho de 2013 no Seminário Missionário Bom Jesus em Aparecida, quando o Santo Padre esteve no Brasil para participar da JMJ – Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

  • 2013
    Imagem de Frei Galvão no seu Santuário

    Em uma grande carreata, com aproximadamente 500 carros, a imagem foi levada para o Santuário dedicado ao santo na cidade de Guaratinguetá (SP) no dia 25 de outubro do mesmo ano, data em que se comemora o dia de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.

  • 2014
    Família Missionária Frei Galvão

    Esse projeto nasceu no ano de 2014, com o apoio do Arcebispo Emérito Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo da Arquidiocese de Aparecida. Junto dele Dom Darci Nicioli, que me ajudou com toda infraestrutura necessária para a implantação do projeto. A família se ocupa em divulgar a devoção a Frei Galvão, cultivar a devoção ao Primeiro santo e captar recursos para manuntenção do Santuário e suas obras.

  • 2021
    Posse dos Franciscanos

    No dia 11 de abril de 2021, os franciscanos, nas pessoas de Frei Diego Atalino de Melo (reitor), Frei Roberto Ishara e Frei Leandro Costa, tomaram posse do Santuário Arquidiocesano. Convênio assinado por Vossa Excelência Reverendíssima Dom Orlando Brandes com a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

  • 2021
    Lançamento da Pedra fundamental

    O Arcebispo Emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, o grande idealizador do novo Santuário, deu a bênção do terreno onde será erguido o novo Santuário. Plantou-se 20 mudas de plantas típicas da Mata Atlântica, no Parque Laudato Si` (Futura instalação de 20 mil metros quadrados). A Pedra Fundamental foram as mudas de árvores.

  • 2021
    Novo local da Imagem e nascimento da Alameda Frei Galvão

    A inauguração foi realizada de modo solene sob presidência do Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel pela manhã. Neste mesmo local foi presidida a Missa solene por Frei Fidêncio.

  • 2023
    Reforma da Capela do Santíssimo Sacramento

    No dia 7 de outubro, foi reinaugurada a Capela do Santíssimo Sacramento. Após uma grande campanha junto dos devotos de Frei Galvão. A capela consta com: Réplica da Porta da humildade (Santuário da Natividade, Terra Santa); Relíquia de Belém (autenticada pelo Comissariado da Terra Santa); Pia Batismal; Tabernáculo com o sinal do Tau; Revestimento de granito e mámore; Lápide im memoriam do Sr. Edson Galvão (doador do terreno do Santuário).

  • 2023
    Porta da humildade e relíquia de Belém

    Por ocasião do jubileu de 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis, aproveitando a reforma da capela do Santíssimo, foram colocadas a imagem do menino nascido, a relíquia de Belém (pedra da gruta) e a porta da humildade de 1,20m (lateral da igreja).

  • 2023
    Reforma da Capela do Santíssimo

    A Capela do Santíssimo foi totalmente reformada, recebendo pia batistmal novo tabernáculo, nova iluminação, sistema de som. Para a realização dessa obra foi realizada uma campanha com os devotos. Como gesto simbólico, o nome dos que colaboraram foram colocados junto do Sacrário, antes de ser chumbado na parede.

  • 2023
    Inauguração do Projeto Social

    No dia 19 de novembro, Dia Mundial do Pobre, foi dado o início ao trabalho social ligado ao Santuário Frei Galvão. A casa da criança (apelido), é um espaço que oferecerá assistência a população.

  • 2023
    Sala São Francisco e Adminstrativo

    Foram reformados dois novos espaços do Santuário. O local onde era a secretaria foram destinados para: telemarketing Família Missionária, RH, Financeiro, Sala do Reitor. O segundo espaço, antiga garagem, uma sala com dupla finalidade: confecção das Pílulas da fé e para reuniões em geral.

  • 2023
    Réplica da Capela Nossa Senhora Aparecida

    No mês de outubro foi dada a bênção e inaugurada a Capelinha dedicada a Nossa Senhora Aparecida. Esta capela encontra-se no lado externo do Santuário e quer recordar que Maria apresentou-se sob a imagem de Aparecida, em Guaratinguetá.

 
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128

Notice: Undefined index: in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128